quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Comentario do filme

Prezada Profª Beth


O meu comentário sobre o tipo de Escola Relatado no Filme Um Sorrio de Mona Lisa.


O filme relata sobre uma escola total mente tradicional, onde as alunas eram preparadas para ser uma boa dona de casa e boa esposas, com visão totalmente fechada.

A Coordenação da Escola Tradicional não da oportunidade nem para os professores elaborarem suas aula de acordo com seus pensamentos, pois os programas eram elaborados pela coordenação pedagógica sem a convicção dos professores.

O tipo de ensino nessa escola é o famoso ensino “bancário” ou mecânica, onde o professor deposita os conhecimentos, e os alunos recebem apenas aquilo que foi passado pelo professor, os alunos não são exigidos para pensar, por ser uma escola na época tradicional, nas épocas de hoje é difícil uma escola tradicional de sucesso, pois o mundo da globalização exige da sociedade um pensamento liberal onde todos têm o mesmo direito de pensar, de falar de sua experiência social, ou de vivencia.

A professora Katherine, que era uma progressista e queria prepara suas alunas para um mundo diferente daquele vivenciado pelos seus pais, que era tradicional.

A professora tentou impor seu estilo de aula progressista mais foi reprimida pela escola que era tradicionalista, onde até as salas de aula eram separados os homens e as mulheres.

Os Métodos adotados na escola, relatados no filme, podem contribuir como ponto que deve ser mudado:

Por que o método usado na época não é mais adequado para os dias atuais.

O trabalho aplicado na escola hoje é fazer com que o aluno se sinta à vontade para fazer seus relatos históricos de vida em comunidade, e também façam pergunta sobre o tema da aula e que estas pergunta se tornem um grande debate entre os alunos, e o professor sirva apenas para coordenar o assunto para não sair do tema da aula.
Os professores estimulem o trabalho em grupo para que todos participam, e também levante questionamento para fazer os alunos pensarem sobre assunto de interesse da classe.

O professo não pode ser um transmissor de informação, como na escola tradicional. Mais sim um grande incentivador da criação de informação e o aluno um criador de idéias e de informação e não fiquem preso apenas nas informações dos materiais didáticos fornecidos pela coordenação pedagogico.

Nenhum comentário: